iNota não "enxerga" meu Certificado, mesmo sendo funcional!

O novo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica de produtos totalmente feito em Cocoa, nativo para Mac Os X. Um Aplicativo intuitivo, de fácil uso, e de grande velocidade! Mais rápido que qualquer outro Emissor de NFes de qualquer plataforma.
Avatar do usuário
Site Admin
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 1:24 pm
Localização: Petrópolis - RJ
MensagemEnviado: Sáb Mai 24, 2014 2:17 am
Alguns usuários me dizem:

"Eu liguei para o suporte da Autoridade Certificadora e eles me ajudaram instalar meu certificado e me mostraram que posso usá-lo com o Firefox e acessar o site do Ecac, mas iNota não enxerga meu Certificado"

É muito SIMPLES a resposta:

iNota é um aplicativo aprovado pela Apple, e assim sendo, segue a arquitetura do sistema operacional Mac Os X. Se não seguisse, não poderia estar na Mac App Store.

iNota é um aplicativo que roda em modo "Sandbox", e assim não pode acessar pastas de sistema, como faz o Firefox ao acessar a biblioteca do Token/Smartcard.

Para a engenharia da Apple, o acesso de aplicativos a portas USB e pastas de sistema como faz o Firefox é uma falha de segurança.

Por isso, iNota é mais seguro que outros aplicativos que não rodam em modo Sandbox.

Saiba mais sobre Sandbox aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Sandbox_(computer_security)

Para que iNota "enxergue" seu certificado, este deve ser visível no aplicativo "Acesso as Chaves", como já abordei neste tópico: http://www.macfacil.com.br/forum/viewtopic.php?f=18&t=387

Esta é a forma segura de acessar e usar seu Certificado.

Ter seu certificado registrado no Acesso as Chaves, e não te-lo registrado, fazendo um comparação um tanto vulgar, é como ter um passageiro clandestino num navio e outro oficialmente registrado.

Os dois passageiros estão no navio. Mas o comandante não sabe do passageiro clandestino.

Um certificado funcional, que não foi registrado no Acesso as Chaves, não é "conhecido" pelo Sistema Operacional.

Os desenvolvedores de drivers e middlewares para seu certificado devem registrá-lo no Acesso as Chaves ao fazerem a instalação, e a maioria dos tokens e cartões podem fazer isso. Mas algumas pessoas do suporte técnico da Autoridade Certificadora "teem medo" de Macs e não aprendem esta coisa muito simples:

Um Mac é seguro, por que a Apple o faz seguro.

Assim, um teste Simples que você pode fazer é tentar usar seu certificado pelo Safari, se for possível usar seu Certificado pelo Safari, iNota poderá acessá-lo.

Se a Autoridade Certificadora insistir com você que seu Certificado Digital está funcional no seu Mac, havendo apenas o acesso por PKCS#11 como faz o Firefox, desafie a Autoridade Certificadora a comprar qualquer aplicativo na Mac App Store que requer certificado digital e usá-lo da forma sugerida por eles, por PKCS#11, desafie-os a assinar um email usando o Mail que é nativo no Mac Os X, ou mesmo acessar o portal do ECAC da Receita Federal usando o navegador Safari.

Agradeço,



...

Voltar para iNota

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron