Mandando o Sistema Oper. Confiar nas autoridade brasileiras

O novo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica de produtos totalmente feito em Cocoa, nativo para Mac Os X. Um Aplicativo intuitivo, de fácil uso, e de grande velocidade! Mais rápido que qualquer outro Emissor de NFes de qualquer plataforma.
Avatar do usuário
Site Admin
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 1:24 pm
Localização: Petrópolis - RJ
MensagemEnviado: Ter Nov 03, 2015 7:20 pm
Você pode eventualmente ao atualizar o sistema operacional para El Captain (10.11) e receber esta mensagem ao tentar conversar com um servidor que use a certificação brasileira:

Imagem

Isso acontece por que o El Captain é mais exigente que os sistemas operacionais anteriores.

Um frase do Tim Cook, CEO da Apple, no último EPIC’s Champions of Freedom event:

“We shouldn’t ask our customers to make a tradeoff between privacy and security. We need to offer them the best of both. Ultimately, protecting someone else’s data protects all of us.”

Tradução:

"Não devemos pedir aos nossos clientes a fazer uma troca entre privacidade e segurança. Precisamos oferecer-lhes o melhor de ambos . Em última análise, a proteção de dados de outra pessoa protege todos nós"


Explicando o problema:

Bom, tudo começa com a certificação digital que foi inventada por um professor de faculdade americano, que depois criou uma entidade que emite certificados e assim vem a raiz de tudo…

Assim computadores reconhecem todos os certificados emitidos por entidades conhecidas, e de alguma forma envolvida na história dos computadores.

Um certificado segue uma “cadeia”, por exemplo:

Eu conheço o avô do Fulano, e nele confio. Mas não conheço o pai do Fulano ou o próprio Fulano.

Assim o Fulano recebe um certificado com a cadeia: 

O avô do Fulano diz que posso confiar no pai do Fulano, que por sua vez diz que posso confiar no Fulano.

Desta forma, quando recebo um email do Fulano com o certificado com a cadeia acima, eu posso confiar que a mensagem é realmente do Fulano, pois ele possui um certificado que descende de uma cadeia que conheço: “o avô do Fulano”.

Entenderam?

O certificado que uso tem a seguinte cadeia:

AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3 emitiu um certificado para:
Autoridade Certificadora SERPRORFB v3, que emitiu um certificado para:
RUTENIUM PRODUTOS DE TECNOLOGIA LTDA.

Bom aí que o pequeno duende que existe dentro do Kernel do sistema operacional do seu Mac, disse:

“Poxa quem é esta tal de AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3???
Eu não confio!"


Claro! AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3 não pediu ninguém para emitir seu certificado, ela se julga autoridade máxima, e não precisa pedir nada a ninguém. Tem um nerd que tem uma alta graduação em um MS Windows Training center e passou num concurso disputado, ele não precisa pedir nada a ninguém…

Este desleixo causa transtornos para milhões de brasileiros, e talvez bilhões de pessoas que se deparam com estes certificados e seus “netos”.

Bastaria que nosso governo intercedesse com os sistemas operacionais pedindo que os mesmos passassem a confiar em "AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3”…

Mas isso não é problema do nerd que provou se “imbecil” e passou no concurso para a Receita Federal...

Como resolver isso?

Ok.

Vamos lá:

Em programação, chamamos isso de uma “Âncora de confiança”.

Criamos uma âncora de confiança assim:

Baixe os dois certificados das autoridades brasileiras aqui:

http://www.idanfe.com/dl/certs.zip

Baixando o arquivo zipado acima e deszipando-o, você encontrará dois certificados (chave públicas) das Autoridades Brasileiras:

acraizv2.cer
acraizv3.cer

Dê um duplo clique em cada um dos arquivos, que abrirão no aplicativo Acesso as Chaves, mostrando uma janela assim:

Imagem

Confirme a ação, clicando no botão "Adicionar".

Ao importar o certificado veremos que o sistema marca-o com um "X", indicando um problema:

Imagem

Ao dar um duplo clique no certificado, nas lista do Acesso as Chaves, vemos o problema:

O sistema não confia neste certificado emitido pela desconhecida "Autoridade Certificadora Brasileira V2"

Imagem

Clique no botão em forma de triângulo junto a palavra "Confiar", você verá as opções de confiança:

Imagem


Selecione "Confiar Sempre":

Imagem

Ao fechar a janela, o sistema operacional pedirá a senha do administrador do computador... Confirme com a senha do administrador.

Pronto, veja que agora o sistema confia no seu certificado:

Imagem

Repita o passo para cada um dos dois certificados...

Agora você não deve mais ver a mensagem de alerta...









.

Voltar para iNota

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron