Acentuação

O novo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica de produtos totalmente feito em Cocoa, nativo para Mac Os X. Um Aplicativo intuitivo, de fácil uso, e de grande velocidade! Mais rápido que qualquer outro Emissor de NFes de qualquer plataforma.

Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 18, 2016 11:35 am
MensagemEnviado: Sex Nov 18, 2016 11:39 am
Caro,
Estou com um problema burocrático meio estranho. Acredite se quiser, um cliente (um ministério, sem muita possibilidade de conversa sobre os procedimentos burocráticos) está rejeitando uma nota minha porque na carta de correção o texto aparece sem acentos.
Refiz a carta, com a acentuação correta e quando vou consultar, o texto aparece sem acento novamente. Não sei se é o iNota ou o sistema que faz isso, e gostaria de saber se existe uma solução.

Obrigado
Avatar do usuário
Site Admin
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 1:24 pm
Localização: Petrópolis - RJ
MensagemEnviado: Sex Nov 18, 2016 1:09 pm
Oi Daniel,



Sou solidário com seu sofrimento, por muitas vezes precisamos estar sujeitos ao crivo de alguém que sabe menos que nós sobre determinado assunto.

iNota "limpa" o texto convertendo caracteres especiais, como por exemplo:

Ação --> Acao

Tentarei ser o menos técnico possível na minha explicação, facilitando sua compreensão.

Sistemas operacionais diferentes, MS Windows, Mac Os, Linux, etc... tratam os caracteres especiais de forma diferente, e um texto gerado num sistema operacional, se possuir caracteres especiais, ficará diferente se lido em outro sistema operacional.

Talvez isso se deva ao fato de que as pessoas que inventaram os computadores e sistemas operacionais façam uso de um idioma que não possui caracteres especiais.

Assim, todos nós programadores, já sabemos que ao gerar um XML de NF-e, ou Carta de Correção, não podemos deixar passar carácteres especiais nos textos, sob pena de ficarem incompreensíveis noutro sistema operacional, ou até mesmo a invalidação da assinatura do XML, em outro sistema operacional.

Isso é bastante prático e coerente.

O Manual de Orientação ao Contribuinte do Projeto Nota Fiscal Eletrônica trata o assunto vagamente no item 5.2, e até mesmo algumas cartilhas das Secretarias de Fazenda abordam CLARAMENTE o assunto como exemplo no documento em http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/down ... ronica.pdf que diz:


"XI -RECOMENDAÇÕES

2 - Não utilização de caracteres especiais ou acentuação na emissão da NF-e."


Mas denotada a falta de conhecimento técnico do burocrata em questão, pressuponho que ele não sabe também que a carta de correção em papel não tem valor algum, e que prevalece sempre a consulta da carta no portal NF-e, talvez funcione, se você simplesmente pegar o PDF da carta de correção e editá-lo num editor de PDF, como por exemplo o Adobe Illustrator, incluindo os acentos que o burocrata tanto exige.

Numa situação de submissão, não podemos questionar a inteligência de nosso senhor.

Procurando na web, não achei legislação que aborde o assunto dos caracteres especiais, mas creio que por ser algo tão "sub entendido" no ambiente de programação, que o assunto ficou esquecido.

Participo dos grupos do Projeto Nota Fiscal Eletrônica e o assunto dos caracteres especiais sempre foram tratados como te explico aqui, devem ser removidos do documento legal, que é o XML eletrônico, para que fique sempre válido, independente do sistema operacional.






.

Voltar para iNota

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron