Entendendo o Sincronismo de Dados do iCloud

O novo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica de produtos totalmente feito em Cocoa, nativo para Mac Os X. Um Aplicativo intuitivo, de fácil uso, e de grande velocidade! Mais rápido que qualquer outro Emissor de NFes de qualquer plataforma.
Avatar do usuário
Site Admin
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 1:24 pm
Localização: Petrópolis - RJ
MensagemEnviado: Sex Out 28, 2016 11:27 am
Alguns de meu amigos usuários de iNota reportam dificuldades de sincronismo com o app para Mac Os X iNota SN Cloud, usando a mesma conta iCloud em computadores diferentes.

O problema pode também acontecer com meu iNota SN para iPhone, que deve sincronizar com iNota SN Cloud no Macintosh.

O fato é que tenho estudado bastante estes problemas e corrigi algumas falhas em meus apps que poderiam causar este tipo de dificuldade.

Algumas vezes, o sincronismo pode falhar e isso não é um problema que podemos atribuir causa somente a iNota.

Por isso escrevo este tutorial tentando ajuda-lo a fazer o sincronismo funcionar perfeitamente.

Vamos tentar entender um pouco, como funciona o iCloud:

1) O iCloud sincroniza dados entre dispositivos (Macintosh, iPhone, iPad, etc..), bastando que os dispositivos estejam logados na mesma conta iCloud.

2) O iCloud "resolve" todos conflitos para você, digamos que você tenha dados de um mesmo cliente, divergindo entre dispositivos, o iCloud irá tomar a decisão de quais dados são válidos e devem ser mantidos na base de dados, sem te perguntar, tentando assim manter a integridade de suas informações.

Assim, quando a decisão a ser tomada pelo servidor iCloud é "difícil", ele divide suas informações em dois ou mais containers, tentando manter seus dados sincronizados naquele dispositivo.

Aí começa o problema, pois o sincronismo não mais acontece perfeitamente entre seus dispositivos, e os dados divergem entre dispositivos.

A solução é "começar de novo", fazendo antes de qualquer coisa um backup de seus dados, e em seguida apagando o container "iNota SN" de seu iCloud.

Eu escrevi este tópico que explica como fazer um backup, e verificar se seus dados estão coerentes:

http://http://www.macfacil.com.br/forum/viewtopic.php?f=18&t=457&p=768#p768

Um vez que você está seguro que possui backup de seus dados, você precisa apagar os dados do container "iNota SN", indo até o Preferências de Sistema --> iCloud --> Gerenciar:

Imagem

Se você faz uso também de iNota SN em seu iPhone, ao excluir o container de iNota SN em seu Macintosh, você deve observar que o container de iNota SN em seu iPhone também deve ter sido excluido, e não mais presente.

Mas as vezes, isso não acontece, portanto vá no seu iPhone em Ajustes --> iCloud --> Armazenamento --> Gerenciar Armazenamento --> iNota SN --> Editar e delete o container de iNota SN em seu iPhone.




Imagem



Apague tudo:



Imagem



Repita estes passos para cada dispositivo e só "comece de novo", depois que você tiver certeza que todos containers em seus dispositivos foram deletados.


Agora neste momento vá até a App Store e verifique se existem atualizações para iNota SN Cloud e iNota SN para iPhone.

Este é o momento ideal para fazer suas atualizações.

Neste momento que escrevo este, a versão atual de iNota SN Cloud e iNota SN para iPhone é a versão 3.1.7.

Antes de fazer suas importações de dados, certifique-se que você possui versões de iNota iguais entre seus dispositivos.


Importando seus dados:

No iNota SN Cloud vá até:

Menu inicial --> Exportar/Importar --> Importar Base de Dados

Clique no botão "Escolhe Pasta com Backup", e escolha sua pasta, onde guardou seus dados, o nome dela deve ser parecido com "ArquivosExportadosiNotaSNCloud317201610281217".

Observe que você pode importar cada tabela individualmente.

Só clique no botão a seguir, depois que iNota concluir a importação do primeiro botão.

Não se afobe e clique em todos botões ao mesmo tempo, isso pode causar um grande problema.

Imagem


Feita a importação, vá até as abas clientes, produtos, notas, etc... e comprove que tudo está em seu lugar.

Agora, em seus outros dispositivos, não há nada que fazer, apenas observar, pois os dados vão aparecendo devagarinho.

Para simples acompanhamento, você pode ir no painel iCloud em seu Macintosh ou iPhone, e observar o tamanho do container de iCloud (sem deletá-lo desta vez), assim:

Imagem

Se você possuir uma volume grande de dados, verá o que o tamanho de dados no dispositivo remoto ao dispositivo que foi forçada a importação, irá aumentando aos poucos, até que tenha tamanho igual ao dispositivo remoto.

Tenho notado que, as vezes foi necessário desligar seu iPhone e liga-lo de novo para que as mudanças tenham efeito. Coisa que não sei explicar por que.

Indo mais além:

Observe também que cada versão de iNota SN Cloud, usa sua própria versão de modelo de base de dados, assim, pode acontecer que versões diferentes de iNota não sincronizem entre si.

Por exemplo:

Se na versão 3.1.7 eu implementei um campo novo, digamos que o Projeto NF-e passe a exigir que você informe o Nº de sua carteirinha de torcedor do Coríntians.

Aí eu implemento o campo novo, e crio um modelo novo de base de dados na versão 3.1.7 que não existia na versão 3.1.6.

Ou seja, se você possui uma versão de iNota 3.1.6 em um dispositivo e noutro dispositivo a versão 3.1.7, que já usa o novo campo, o sincronismo pode não acontecer.











.

Voltar para iNota

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron